Olá viajante, existem formas diferentes de levar a sua moeda estrangeira para viagens ao exterior. Uns preferem a moeda em espécie enquanto os mais tecnológicos preferem carregar seu cartão pré-pago com a quantidade de moeda que vão precisar e o usam tanto para saque quanto para compras nas maquininhas de cartões.
Os cartões podem ser da bandeira Visa ou Master Card.
Embora também se faça a operação de câmbio para fazer a carga ou recarga do cartão, é um produto diferente da moeda em si. Com o cartão você consegue ver saldo e extrato, utilizar até 6 moedas diferentes, consegue bloquear em casos de perdas ou até mesmo de roubo e se torna assim, um produto mais seguro.
Mas nem tudo são flores, o IOF (imposto sobre operações financeiras) que incide sobre o cartão é um pouco salgado. Esse imposto que já foi 0,38%, chegou a 6,38% de meados de 2013 para cá. Porém, a partir da virada de 2022 para 2023 o IOF caiu para 5,38% e assim cairá 1% a cada ano, após as novas regras para operações de câmbio válidas partir do início de 2023. Então, a partir de 1 de janeiro de 2024 a nova alíquota será de 4,38%.
Uma boa sugestão é comprar metade da moeda estrangeira em epécie e a outra metade no cartão, assim você terá um custo médio do imposto de 2,74% (a partir de janeiro de 2024), já que o IOF da moeda em espécie é fixo em 1,10%.
Desta forma, você diminui sua carga tributária, leva um pouco da moeda em espécie, caso precise pegar um táxi ou algo parecido e leva também o seu cartão, que é recarregável e caso necessite de mais dinheiro na sua viagem basta recarregá-lo.
Agora é só se organizar e passar na Porto Velho Câmbio, ou entrar em contato com o nosso time através do WhatsApp 69-99901-2503 e solicitar as suas moedas estrangeiras.
Ótimo Blog, informações importantes para quem quer comprar moeda estrangeira.